Mais informaç~ºao Voltar á página Inícial

 

Lojas COPA : a rede de venda direta da Cooperativa Frubaça
Título: Lojas COPA - Frubaça
Tema: Circuitos Curtos; Produtos Qualificados; Agricultura e Agro-indústria

Promotor:
Frubaça Cooperativa de Hortofruticultores, Crl
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Local: Alcobaça; Região Centro
Fundo:  
Programa:  
Medida / Ação:
  /  
  /  
  /  
Custo total: 0.00 € Financiamento comunitário: 0.00 €
Financiamento Nacional: 0.00 € Financiamento privado:0.00 €
Síntese
linha de separação

A estratégia da Cooperativa de horto-fruticultores Frubaça assenta na qualidade e inovação dos produtos e na diversificação dos canais de comercialização, privilegiando a venda direta ao consumidor com a criação da rede de Lojas COPA, onde se encontram à venda os produtos da Frubaça e dos  seus associados.

Enquadramento
linha de separação

A Frubaça é uma cooperativa de horto-fruticultores, sedeada no concelho de Alcobaça, que  iniciou a atividade em 1992, contando atualmente com 25 associados.
O objectivo principal é o de valorizar a produção de maçã, pêra e pêssego dos seus associados, através de uma estratégia que passa pela qualidade e inovação dos produtos, pela adoção de práticas culturais que assegurem a proteção do consumidor e do ambiente e pela criação de relações de proximidade com o consumidor.
Todos os associados praticam a produção integrada e as principais produções estão certificadas: a Maçã de Alcobaça, IGP e a Pêra Rocha do Oeste, DOP.
Em 2002, iniciou uma forma inovadora de comercialização de maçã: sumo natural fresco, sem conservantes ou aditivos, sem pasteurização e sem recurso a concentrados. Logo depois, a Frubaça ajustou a sua linha de transformação ao associar a maçã fresca a outros sabores, complementando e diversificando assim a oferta como garantia de sucesso comercial.

Objetivos
linha de separação

A criação da rede de Lojas COPA teve os objetivos de estabelecer uma relação de proximidade com os consumidores, ganhando a sua confiança pela oferta de produtos de qualidade, de obter melhor valorização para os produtos, de responder à massificação da oferta e esmagamento de preços por parte da grande distribuição e de diversificar os canais de comercialização.

Descrição
linha de separação


A venda direta iniciou-se há cerca de quinze anos, na sede da Frubaça e desenvolveu-se com a abertura de mais sete estabelecimentos comerciais (Leiria, Batalha, Benedita, Rio Maior, Nazaré, Caldas da Rainha), cinco dos quais intalados em pequenas casas de madeira (Casa da Fruta) junto de bombas de gasolina e espaços comerciais.
As lojas comercializam os produtos da Cooperativa e dos seus associados: frutas, legumes, hortaliças, frutos secos, sumos e purés Copa e smoothies

Resultados
linha de separação

A estratégia comercial seguida pela Frubaça tem levado a que uma parte crescente da produção seja comercializada diretamente na rede de lojas COPA, representando entre 10 a 15 % do volume de vendas, permitindo uma melhor valorização dos produtos e ganhar visibilidade no mercado. 



 

Outra informação
linha de separação
 
Contacto
linha de separação
Nome:  
Morada: Frubaça-Cooperativa de Hortofruticultores, Lda, Acipreste, Apt. 12, 2460-997-Alcobaça
Telefone: +351 262 50 55 50 E-mail: sumo.fruta@copa.pt Website: http://www.copa.pt/
Documentos e vídeos:  
Data da informação: 21-05-2013